Porto Velho está prestes a sediar o Campeonato Brasileiro de Taekwondo da Região Norte 2024, um evento que promete não apenas fortalecer a modalidade em Rondônia, mas também garantir vagas para a Super Liga Nacional de Taekwondo, que será realizada em Arujá, São Paulo. A competição em Porto Velho será no período de 30 de agosto a 1 de setembro.
O organizador do campeonato, Junior San, espera receber entre 100 e 150 atletas de diversas cidades e estados. As competições vão abranger categorias desde o Pré-Mirim até o Adulto, nas modalidades de Kyorigui (lutas) e Poomsae (formas). “Esse campeonato é especial porque oferece vagas para os melhores atletas de cada região do Brasil”, comentou Junior.
As expectativas são altas, ainda mais após o sucesso do Taekwondo nas Olimpíadas, com o Brasil conquistando uma medalha de bronze. “Nosso interesse é que o público conheça melhor o Taekwondo. Recentemente vimos o atleta Netinho, do Nordeste, mostrar seu valor e ganhar uma medalha. Futuramente o Norte também possa ter representante”, disse Júnior.
Ele também falou sobre as dificuldades que estão enfrentando na organização do evento, especialmente na captação de investimentos e apoio. “Faltam projetos e políticas públicas que incentivem esse esporte, o que dificulta a realização de eventos como esse. Ainda não conseguimos parcerias com escolas ou programas sociais para estimular a prática do Taekwondo entre os jovens”, afirmou.
Mesmo com todos os desafios, o campeonato terá uma estrutura de segurança completa, que contará com enfermeiros, médicos e bombeiros civis garantindo a segurança de todos.